CREFITO


Notícias


Comissão de Direitos Humanos do CREFITO-1 emite nota de solidariedade e indignação pelo caso Mariana Ferrer

06/11/2020


O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região (CREFITO-1), por meio de sua Comissão Mista de Direitos Humanos, vem a público manifestar sua indignação com relação à condução do caso da promotora de eventos Mariana Ferrer. As mulheres são cotidianamente vulnerabilizadas e o Brasil é um dos países que mais matam e violentam meninas e mulheres no mundo.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019, uma mulher é estuprada a cada 8 minutos. Não há denúncia por que a violência física e psicológica é seguida da culpabilização, inferiorização das vítimas, que em sua maioria absoluta de vítimas de estupros são mulheres (mais de 80%!), além das ameaças para se manterem em silêncio.

O Brasil vive em um contexto patriarcal, que tem o machismo e a misoginia como estrutural e estruturante, que se refletem com julgamentos quanto a modos de ser ou de se vestir como justificativa ao crime. A culpa NUNCA é da vítima. Além disso, é inadmissível toda humilhação e tortura às quais a vítima, Mariana Ferrer, foi submetida. O sistema judiciário deve primar pelo acolhimento e proteção.

Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas têm o dever ético-profissional de acolher as mulheres vítimas de violências e opressões sem preceitos biologizantes, com diálogo, escuta ativa e estabelecimento de vínculo concreto, entendendo a complexidade social das pessoas, visibilizando as vozes dessas vítimas, e construindo outras formas de cuidado, intra e intersetorial, a essas mulheres.

O CREFITO-1 se coloca à disposição para acolher a sociedade e profissionais nas denúncias de violências e opressões vividas nos cotidianos de vida de meninas e mulheres.

CONTRA TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA E OPRESSÃO ÀS MULHERES!

Comissão Mista de Direitos Humanos do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região.

Recife, 04 de novembro de 2020.



Voltar