CREFITO


Notícias


Escuta afetuosa e atenta possui efetividade contra suicídios

18/09/2020


A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o suicídio um problema de saúde pública. A entidade aponta que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre os jovens na faixa dos 20 anos.

Antes de atentar contra a própria vida, é normal as pessoas apresentarem sinais e comportamentos que alertam para o risco da situação. Nesse momento, o terapeuta ocupacional é um dos mais capacitados para tal intervenção.

Um dos instrumentos mais importantes e eficazes é a escuta atenta, afetuosa e sem julgamentos. Críticas à pessoa não vão ajudá-la a ver que seu sofrimento tem solução, e que essa solução não passa pelo ato de tirar a própria vida. Existem relatos de pacientes demovidos da ideia do suicídio simplesmente porque sentiram-se ouvidos em suas angústias.

Nesse sentido, a abordagem do tratamento terapêutico ocupacional compreende a identificação da origem da situação emocional do paciente e, junto com ele, retomar seus laços sociais encontrando alternativas para dar um novo significado a sua vida.



Voltar