CREFITO


Notícias


Dia Nacional de Combate ao Fumo

29/08/2020


O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
 
Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.
A Fisioterapia atua de maneira a tornar a vida do ex-tabagista mais saudável por meio da Fisioterapia Respiratória. Exercícios, drenagem dos segmentos pulmonares, exercícios para a tosse, percussão torácica, entre outras práticas objetivam acalmar a vontade do paciente de voltar a fumar, além de promover uma reeducação respiratória e realizar a reexpansão pulmonar.
?
Pelo lado da Terapia Ocupacional, é possível buscar tratamento em Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), local em que o paciente será acolhido e imediatamente integrado a um grupo de tratamento para cessação de tabagismo. O Terapeuta Ocupacional poderá lançar mão de técnicas para trabalhar questões comportamentais relacionadas ao vício, além de ajudar os pacientes a organizar suas atividades de rotina diária e até motivá-los, por exemplo, a desenvolver alguma habilidade existente.


Voltar