CREFITO


Notícias


18 de junho: dia do orgulho autista

18/06/2020


Comemorado desde 2005, o Dia do Orgulho Autista é uma data dedicada a desmistificar alguns preconceitos da sociedade em relação às características únicas das pessoas diagnosticadas, em algum grau, com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Além disso, visa também empoderar as pessoas dentro do espectro que enfrentam e vencem os desafios impostos por uma sociedade que oferece poucas condições que atendam às diversas peculiaridades de suas vidas.

É importante ressaltar: o autismo não é uma doença, mas sim, características especiais. Assim, celebrações voltadas para o autismo no calendário da saúde buscam promover a normalização da neurodiversidade.

O tratamento terapêutico ocupacional promove manutenção e melhoramento de atividades da vida diária. Tais benefícios facilitam o desenvolvimento do autista em aspectos relacionados ao próprio brincar, à escola, e posteriormente, ao trabalho.

Aliado a isso, a intervenção fisioterapêutica auxilia no fortalecimento das habilidade motoras, como sentar, andar e ficar de pé. Juntos, os tratamentos promovem não apenas a independência dos pacientes, mas também a qualidade de vida dos mesmos.



Voltar