CREFITO


Notícias


Comissão de Saúde Funcional do CREFITO-1 produz série de vídeos sobre orientações de cuidados terapêuticos

05/06/2020


O CREFITO-1, em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES/PE), produziu uma série de vídeos sobre orientações de cuidados terapêuticos para crianças com algum tipo de deficiência nesse período de isolamento social. A inciativa contou com a participação de associações de apoio à causa e de outros conselhos profissionais. Todos os participantes integram a Coordenação do Núcleo de Apoio às Famílias de Crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus.

A Fisioterapeuta Natália Ferraz e a Terapeuta Ocupacional Soraida Cruz, ambas da Comissão de Saúde Funcional do CREFITO-1, elaboraram e gravaram dicas básicas voltadas para os familiares desses pacientes.

“A criança não pode ficar parada em virtude da falta de um profissional fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional”, frisou Dra. Natália ao falar da importância do conteúdo abordado. Ela ainda ressaltou que é fundamental que todas as orientações dos atendimentos pré-pandemia precisam ser continuadas em casa. “É necessário sensibilizar as famílias, tornando-as parceiras na realização de atividades de estimulação”, disse.

Terapia Ocupacional - Explicando temas como Atividades da Vida Diária (AVDs), mobilidade, saúde mental e dispositivos ortopédicos, a Dra. Soraida esclarece que as orientações buscam trazer estabilidade à rotina dos pacientes. “É importante manter as crianças organizadas nos ciclos da fome e sono. Evitar o uso constante das telas de TV e celular, e ter mais espaço para os pais brincarem com a criança, buscando a interação entre a família”.

A Terapeuta Ocupacional complementa: “Para crianças, o foco principal é desenvolver a independência e autonomia no brincar e nas AVDs. Sem acompanhamento, elas podem acabar tendo mais atrasos no desempenho dessas atividades”, alertou Dra. Soraida.

A série de vídeos está disponível no canal do Núcleo de Telessaúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco no Youtube, disponível no link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLAkBBlBN7AwvHcZgTeazgL0uU2RFSXhiE



Voltar