CREFITO


Notícias


CREFITO-1 realiza fiscalização no Hospital Metropolitano e Solidário, em João Pessoa

05/06/2020


A pedido do Ministério Público da Paraíba, o CREFITO-1 realizou fiscalização no Hospital Metropolitano e Solidário, em João Pessoa, e encontrou uma série de irregularidades na unidade de saúde nos setores de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.

Na área de Fisioterapia, foram detectadas inadequações no quantitativo de profissionais, fato que sobrecarrega o profissional assistente e, consequentemente, afeta a qualidade assistencial. Para corrigir essa deficiência, deve-se ampliar a equipe com a contratação de pelo menos 13 fisioterapeutas.

Outras irregularidades são a falta um coordenador responsável pelas UTI COVID-19 e o fechamento de leitos no Hospital Metropolitano, prejudicando o atendimento de pacientes que não estão infectados pelo Novo Coronavírus.

Além disso, os aprovados no recente processo seletivo não passaram por capacitação no uso de EPIs e nem tiveram treinamento na condução de pacientes críticos. A ausência dessa preparação provoca alta rotatividade de profissionais e afeta a qualidade assistencial. Por fim, foi detectada estrutura física inadequada para o repouso dos profissionais no Hospital Solidário.

No tocante à Terapia Ocupacional, foi solicitada aos gestores a disponibilização de locais apropriados para a paramentação, desparamentação e higienização da equipe, adequadamente equipados e higienizados.

Foi solicitada, ainda, a disponibilização de recursos, materiais e equipamentos necessários às avaliações e intervenções dos terapeutas ocupacionais, incluindo aqueles indispensáveis à produção de órteses e outros equipamentos de tecnologia assistiva.

Por fim, foi recomendada a provisão de calçados apropriados, como item complementar aos equipamentos de proteção individual já disponibilizados pelo hospital.



Voltar