CREFITO


Notícias


Ministério da Saúde convoca profissionais adicionas para cadastramento e captação obrigatórios contra a COVID-19

02/04/2020


O Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira (02/04) a Portaria nº 639, e que institui a ação estratégica "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde", voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde para o enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19).

Todos os profissionais da área da Saúde indicados na Portaria - entre eles Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais - devem, obrigatoriamente, preencher o formulário disponível no endereço https://registrarh-saude.dataprev.gov.br. Ao longo do preenchimento do formulário, o profissional vai informar suas experiências e suas pretensões caso seja convocado. Posteriormente, O Ministério da Sáude vai indicar os cursos online de capacitação que o profissional deverá fazer, obrigatórios.

O cadastro tem caráter consultivo e ficará à disposição dos gestores das três esferas de poder - Federal, Estadual e Municipal - e os profissionais serão convocados de acordo com as necessidades de cada ente federado. Detalhe: o profissional é obrigado a fazer o cadastro e a fazer os cursos online.

Profissionais que se enquadrem em grupos de risco (asmáticos, diabéticos, idosos, hipertensos etc) também devem preencher o cadastro, já que a Portaria do Ministério da Saúde diz que o preenchimento e a realização dos cursos de treinamento é obrigatório para todos. Provavelmente, esses profissionais serão excluídos das convocações futuras.

Posteriormente, o Ministério da Saúde informará aos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional os nomes dos profissionais que não se registraram ou que não concluíram os cursos de capacitação.

Ao ser convocado, o profissional fará jus a uma remuneração, mas o Ministério da Saúde ainda não divulgou os valores.



Voltar