CREFITO


Notícias


Governo de Pernambuco responde notificação do CREFITO-1 sobre EPIs

26/03/2020


Na última segunda-feira (23/03), o CREFITO-1, por meio do Ofício Gapre nº 320/2020, exigiu do Governo de Pernambuco o fornecimento adequado de EPIs para preservar a saúde de todos os profissionais de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional envolvidos no combate ao Novo Coronavírus (COVID-19).

Na ocasião, também notificou o Executivo pernambucano de que, caso a exigência não fosse cumprida, o Conselho iria proibir seus profissionais de continuar com os atendimentos, visto que, sem os EPIs, eles poderiam tornar-se vetores e possíveis propagadores do vírus.

O Governo de Pernambuco, por meio do Ofício nº 040/2020, do Gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, respondeu que tem monitorado regularmente o estoque desses insumos nas suas unidades, e deflagrou um processo para aquisição do quantitativo necessário dos EPIs (máscara cirúrgica, máscara N95, touca descartável, avental, luvas e óculos de proteção), para garantir o abastecimento e reforgar os estoques de todas as unidades da rede.

Segundo o mesmo ofício, também foi recomendado às unidades o uso racional desses insumos, utilizando como referência para a Norma Ticnica nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA. "Por fim, e em resposta ao solicitado, informamos que as unidades encontram-se abastecidas e que medidas como remanejamento dos insumos entre as unidades serão adotadas de imediato diante da identificação das necessidades", encerra o ofício do Governo de Pernambuco.



Voltar