CREFITO


Notícias


Defis Responde: Prontuários são obrigatórios em todos os atendimentos

16/03/2020


Sim, pois dentro dos processos que compreendem os atendimentos fisioterapêuticos e terapêuticos ocupacionais, o prontuário é um dos documentos mais importantes. Nele, constam todas as informações sobre o paciente, a assistência prestada e a descrição dos procedimentos adotados. Além do registro, o documento pode ser utilizado como meio de prova idônea para instruir processos disciplinares, cíveis e criminais.

Desde 2012, por meio das Resoluções COFFITO nº 414 e nº 415, tornou-se obrigatório o registro dos atendimentos através do preenchimento dos prontuários. Contudo, poucos profissionais realizam o procedimento. No último balanço de fiscalizações do Conselho (QUANDO? INFORMAR MÊS E ANO, PELO MENOS), 41 estabelecimentos da circunscrição foram notificados sobre irregularidades ou ausência de prontuários. Nos casos em que a fiscalização do conselho detecta a ausência do documento, os profissionais responsáveis responderão processo disciplinar.

Vale lembrar as informações que devem constar no documento: identificação completa do paciente; história clínica; exame físico; exames complementares; diagnóstico e prognóstico; plano terapêutico; evoluções diárias contendo o estado de saúde do paciente; tratamento realizado e eventuais intercorrências.

Profissionais que atuam com pilates devem proceder da mesma maneira

Recentemente reconhecido como método de atuação da Fisioterapia, o pilates, quando aplicado por um fisioterapeuta, está vinculado ao controle ético e fiscalizatório do Sistema COFFITO/Crefito’s. Sendo assim, conforme a Resolução nº 386/2011, a avaliação, prescrição e a evolução da intervenção fisioterapêutica deverão constar em prontuário, cuja responsabilidade deverá ser assumida pelo profissional.



Voltar