CREFITO


Notícias


Coronavírus: medidas de prevenção contra a contaminação

28/02/2020


Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais atuantes em equipes de atenção primária à saúde e em unidades de terapia intensiva devem adotar medidas de prevenção contra a contaminação do Coronavírus. Atualmente, o vírus, que surgiu no fim do ano passado na China, já registrou milhares de casos ao redor do mundo. No Brasil, dois registros foram confirmados na última semana e quase 300 são considerados suspeitos.

A principal forma de combate ao Coronavírus é a prevenção. O Ministério da Saúde (MS) divulgou uma cartilha com os cuidados que devem ser adotados por profissionais da área da Saúde e medidas de precaução padrão, tais como máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.

Além disso, para a realização de procedimentos que produzam secreções respiratórias (como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro), deverão ser utilizados aerossóis com uso de máscara cirúrgica. Os pacientes que apresentarem os sintomas definidos pelo MS devem ser encaminhados para os hospitais de referência dos seus respectivos estados.

No tratamento, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional têm atuação importante na recuperação e reabilitação funcional dos pacientes infectados com Coronavírus. Entre as características da doença estão as complicações respiratórias que, em casos mais graves encaminhados para as UTIs, necessitam de suporte ventilatório.

Paralelamente aos sintomas, disfunções e agravos físicos ou psicossociais e afetivos registrados durante o isolamento precisam de assistência profissional.



Voltar