CREFITO


Notícias


Você sabe como funciona a eleição para a nova gestão do COFFITO?

24/01/2020


No próximo dia 12 de fevereiro, em Brasília, vai ocorrer a eleição da nova gestão do COFFITO para o quadriênio 2020-2024. Mas, você sabe como funciona a eleição da autarquia responsável pela condução da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no Brasil?

Ao contrário dos Regionais, em que a escolha é feita diretamente pelos profissionais da circunscrição daquele Crefito, a eleição do Conselho Federal é indireta (Lei nº 6.316/75). Ou seja, um representante delegado (normalmente o presidente de cada um dos 18 Crefitos existentes) vota em uma das chapas concorrentes, e a que receber a maior quantidade de votos, vence. Em caso de empate, o pleito é decidido por sorteio (Resolução nº 349/2008, Art.6º, § 4º).

Para tornar essa eleição a mais transparente de todos os tempos e para que os profissionais saibam em quem o seu Regional votou, o CREFITO-1 vai transmitir o pleito ao vivo pelas suas redes sociais (Facebook e Instagram).

No dia 11 de fevereiro será formado o colégio eleitoral, ocasião em que serão apresentados os delegados de cada Crefito apto a votar. E no dia seguinte, 12 de fevereiro, a eleição para a nova gestão do COFFITO, onde cada representante irá declarar abertamente a chapa que, na opinião daquele Regional, deverá conduzir os rumos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional pelos próximos quatro anos.



Voltar