CREFITO


Notícias


Nota de repúdio - Novela Amor de Mãe

27/12/2019


No último dia 25 de dezembro, a novela Amor de Mãe, da Rede Globo de Televisão, veiculou uma cena em que a personagem Betina, interpretada pela atriz Isis Valverde, afirma realizar condutas FISIOTERAPÊUTICAS, mesmo tendo uma formação em Enfermagem.

O CREFITO-1 repudia veementemente tal irresponsabilidade. Mesmo se tratando de uma novela, a Rede Globo tem (ou deveria ter) o compromisso de levar informações verídicas ao seu público, e não incentivar o exercício ilegal de uma profissão por outra, que tem sua própria história, código de ética e importância para a saúde brasileira.

Fisioterapia só deve ser praticada por fisioterapeuta; Terapia Ocupacional apenas por terapeutas ocupacionais; atividades de Enfermagem são privativas dos enfermeiros. E veículos de comunicação de massa deveriam se preocupar em difundir a verdade, e não incentivar ilegalidades apenas sob o irresponsável argumento de se tratar de quimeras sem importância.

Por fim, este Regional, por meio da sua Assessoria Jurídica, notificou os autores da novela para que as devidas reparações sejam realizadas.

A ficção pode até imitar a vida, mas a da Rede Globo, em que enfermeiros, médicos, educadores físicos ou quaisquer outros profissionais praticam Fisioterapia e Terapia Ocupacional, é o tipo de fábula em que o CREFITO-1 luta para não mais ocorrer, nem na ficção e nem na vida real.



Voltar