CREFITO


Notícias


Cuidado com as fake news! Acupuntura é multiprofissional

29/11/2019


Não é novidade que a classe médica brasileira tenta restringir o exercício da acupuntura exclusivamente para a Medicina. Representantes da categoria frequentemente noticiam, inveridicamente, para a sociedade, que o procedimento é perigoso se realizado por outro profissional de saúde, se este não for médico.

Recentemente, mais um caso de desinformação ocorreu, agora, no Ceará. No dia 17 deste mês, o jornal O Povo publicou a reporagem “Acupuntura requer atendimento de profissional médico”. O texto, erroneamente, aponta que o procedimento é exclusivo da Medicina. O CREFITO-6, responsável pela circunscrição do Estado, exerceu seu direito de resposta na matéria “Acupuntura não é exclusiva de uma categoria”.

Na retratação, o Jornal esclarece que a técnica, criada há mais de três mil anos na China, não possui regulamentação no Brasil e, sendo assim, nenhum conselho de classe possui autoridade de restringir a atividade. Além disso, lembrou a decisão do MPF de Minas Gerais que, determina a retirada de todos os meios eletrônicos do CFM qualquer conteúdo que informe a exclusividade da acupuntura.



Voltar