CREFITO


Notícias


Dia Nacional e Internacional do Idoso

01/10/2019


No dia 1° de outubro é celebrado o Dia Nacional e Internacional do Idoso. A data foi instituída pela ONU e visa sensibilizar a sociedade sobre o envelhecimento e a proteção da população idosa.

Nos últimos anos, o Brasil vem passando por grandes transformações em sua pirâmide etária. O melhoramento da qualidade de vida e a longevidade promoveram aumento significativo na quantidade de idosos no País e, a tendência é que esse número evolua ainda mais.

No contexto atual e no que ainda está por vir, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional têm papeis de protagonismo. Esses profissionais auxiliam o idoso a ter um desempenho o mais independente possível, privilegiando áreas de autocuidado, do trabalho, do lazer e suas relações sociais.

A intervenção fisioterapêutica aplica diversos exercícios para os idosos com o objetivo de promover força e equilíbrio. Esses aspectos são indispensáveis, pois garantem a retomada de coordenação e fortalecimento dos músculos. Além disso, diminui também as mudanças do envelhecimento, vulnerabilidade e fragilidade.

Por outro lado, o terapeuta ocupacional analisa todos os aspectos da vida do paciente. O biológico, avaliando força, músculos e articulações; O psicológico, capacidade aprendizagem, memória e ânimo; O social e o ambiente físico, verificando os familiares e/ou amigos que possam ajudar o idoso, e se o lugar onde ele vive oferece segurança para o próprio.



Voltar