CREFITO


Notícias


Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

27/09/2019


O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos é celebrado em 27 setembro. O principal objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância de ser doador, além de dar a oportunidade de salvar as pessoas que aguardam por transplante.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é referência mundial em transplantes, possuindo o maior sistema público da área no mundo. Dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos apontam que o número de doadores brasileiros saltou de 16,6 por milhão de pessoas para 17,0.

De janeiro a março deste ano, foram registrados mais de 6 mil transplantes de órgãos. Cirurgias para transplante de córnea, rins, medula óssea, fígado e coração são os mais realizados. Contudo, a quantidade ainda não é suficiente para atender a demanda.

São cerca de 33 mil pacientes ativos na lista de espera por um órgão no país. Na lista pediátrica, o número ultrapassa 600. Isso reforça a necessidade dos interessados em ser doadores de discutirem o tema com seus familiares, pois não existe nenhum outro tipo de registro válido para isso.



Voltar