CREFITO


Notícias


Dia Mundial de Conscientização da Pessoa com Alzheimer

20/09/2019


Vinte e um de setembro é o dia Mundial de Conscientização Alzheimer. A data realça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A OMS estima que os números de casos, que hoje chegam a 50 milhões, ultrapassem os 150 milhões até 2050 devido às mudanças que ocorreram na pirâmide etária decorrentes do aumento da expectativa de vida.

O Alzheimer é um tipo de demência que provoca deterioração total ou progressiva de diversas funções cognitivas, tais como memória, atenção, concentração, linguagem e pensamento. Essa deterioração muda a personalidade e a capacidade funcional do paciente.

Na equipe multiprofissional que atende o idoso portador da doença, a presença de um terapeuta ocupacional é essencial. Esse profissional é responsável por realizar um tratamento específico que contempla a reabilitação cognitiva, intervenções sensoriais, adaptações e orientações para família e cuidadores. Auxiliando o indivíduo recuperar duas habilidades preservando aspectos cognitivos.

A abordagem fisioterapêutica na equipe profissional é realizada através de exercícios específicos que pretendem evitar ou reduzir complicações e deformidades, manutenção das amplitudes de movimento e melhorar o equilíbrio com o intuito de prevenir quedas. Todos esses aspectos trabalhados contribuem para maior independência do idoso acometido pela doença.



Voltar