CREFITO


Notícias


Setembro Amarelo marca o mês de prevenção ao suicídio

06/09/2019


No dia 10 de setembro, instituições do mundo todo promovem ações que objetivam conscientizar população e entidades sobre a prevenção ao suicídio. A campanha é uma iniciativa criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP), em colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A própria OMS estima que, em média, cerca de 805 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. Além disso, essa é a 15ª causa de morte entre jovens de 25 a 34 anos.

No Brasil, uma ocorrência de suicídio é registrada a cada 45 minutos. O país ocupa a 8ª colocação no ranking mundial, mas na proporção de casos por 100 mil habitantes, sua posição desce para 115º.

Em conjunto com o Governo Federal, associações e conselhos da área da saúde, o Centro de Valorização da Vida (CVV) desenvolve, todos os anos, o Setembro Amarelo. Ao longo do mês, diversas ações, em diferentes esferas sociais, são realizadas para promover a saúde mental.

Além disso, o CVV possui um canal de atendimento 24 horas (o número 188) para oferecer suporte emocional a quem necessitar, respeitando todos os princípios do anonimato.

O CREFITO-1 desenvolveu uma campanha para marcar a passagem do Setembro Amarelo, e toda semana vai publicar um post diferente sobre o assunto em suas redes sociais. Acompanhe nosso Instagram e Facebook para conferir as peças.



Voltar