CREFITO


Notícias


Clínicas passam por certificação

05/07/2019


Prática comum entre hospitais e empreendimentos do segmento de saúde, a obtenção de certificações de qualidade sempre traz consigo benefícios como oferecer vantagem competitiva, melhoria contínua, correção de erros, redução de custos e ainda ajuda a eliminar processos ineficientes. No sul do país, as primeiras clínicas que se submeteram ao processo já receberam suas certificações. No Nordeste, de forma pioneira, clínicas de Fisioterapia de Pernambuco deram início aos procedimentos para obtenção de seus certificados de qualidade.

A certificação é concedida pela FENAFISIO - Federação Nacional das Entidades Prestadoras de Serviços de Fisioterapia – entidade autorizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a emitir certificados de qualidade a clínicas de serviços fisioterapêuticos. Como o processo de certificação envolve um investimento financeiro, nove clínicas se mostraram interessadas em obter o selo de qualidade na capital e no interior, e se uniram para dividir parte desses custos. Esses empreendimentos conseguiram não só viabilizar a visita das certificadoras, mas se tornaram pioneiras em termos de certificação de clínicas de Fisioterapia fora do eixo Sul-Sudeste.

“Essa é a primeira vez que clínicas de Fisioterapia estão sendo certificadas no Nordeste. Pernambuco é pioneiro e está abrindo caminho para outras certificações aqui na região”, diz a vice-presidente da FENAFISIO, Dra. Iaponira Pimentel. Segundo ela, o apoio do CREFITO-1 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região – AL/PE/PB/RN) foi fundamental para viabilizar a vinda das certificadoras a Pernambuco.

A Dra. Patsy Mandelli, fisioterapeuta da FENAFISIO responsável pela certificação das empresas pernambucanas, esclarece que o processo leva em torno de oito meses. No primeiro momento, as visitas serviram para traçar um diagnóstico de cada empreendimento. “Em março, avaliamos 43 critérios, entre infraestrutura, prestação do serviço e satisfação dos pacientes. Após 45 dias, enviamos para cada empreendimento o relatório indicando onde o empresário deve intervir para se adequar aos parâmetros”.

A certificadora da FENAFISIO explica que a função do relatório é traçar um diagnóstico para que cada gestor tenha um retrato da sua organização. “Esse autoconhecimento é um processo educativo de melhoria, e não de fiscalização ou de certo e errado. Se o empreendedor quiser, pode até parar no diagnóstico e não seguir para a segunda fase da certificação, que é a auditoria propriamente dita seis meses depois do relatório de diagnóstico”, diz a Dra. Patsy.

É justamente a fase de auditoria que as nove empresas de Fisioterapia vão iniciar em breve. Todas decidiram dar prosseguimento ao processo após receberem o diagnóstico e estão se adequando às melhorias propostas pelas fisioterapeutas certificadoras.

Obtida a certificação, a empresa recebe um selo de qualidade válido por dois anos e passa a ter um tratamento diferenciado perante as operadoras de saúde suplementar, inclusive pleiteando melhores remunerações, pois a ANS também concede facilidades a planos de saúde que trabalham com empresas e clínicas certificadas.



Voltar