CREFITO


Notícias


CREFITO-1 lança Nota de Repúdio sobre a não convocação de profissionais aprovados no Concursos da SES 2014

01/06/2017


Foi publicada na data de hoje no Diário Oficial do Governo do Estado de Pernambuco, a convocação de 974 profissionais aprovados em concurso da Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para reforçar as unidades da rede. O secretário de saúde, Dr Iran Costa, diz em nota que “Garantir o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, em Pernambuco, é uma prioridade do governador Paulo Câmara”.
O artigo 198 da Constituição Federal apresenta como princípios e diretrizes do SUS, dentre outros: I - Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência; II - Integralidade de assistência, entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; O que estranhamente observamos nas últimas convocações é um desrespeito aos princípios e diretrizes do SUS, uma vez que das três convocações realizadas até o momento, apenas 12 terapeutas ocupacionais e 3 fisioterapeutas denominados como “Motores”, que entendemos tratar-se de fisioterapeutas traumato-ortopédicos ou neurofuncionais, foram contemplados no universo de 5.500 profissionais que foram convocados.
Ressaltamos que diversas reuniões foram realizadas e ofícios encaminhados à SES-PE e ao Gabinete do Governador, alertando para necessidade do pleito e cobrando uma atitude diferente da que vem sendo tomada. O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região (CREFITO-1) repudia o descaso para com os profissionais que até o momento não foram convocados e principalmente frente à população pernambucana, que vem sofrendo com a carência desses serviços na rede e dificuldade de acesso integral a saúde. Ratificamos nosso compromisso na defesa dos interesses da Fisioterapia e Terapia Ocupacional Pernambucana e da melhora da assistência à saúde da população.


Voltar