CREFITO


Notícias


CREFITO-1 promove oficina de implantação do GT para SCZV em Natal/RN

21/03/2017


No último sábado (18/03), aconteceu a oficina de implantação do Grupo de Trabalho (GT) para crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) em Natal/RN. Na ocasião, foram apresentadas as ações feitas pelo GT em Pernambuco e as propostas para 2017. Além disso, também foi discutida a validação do GT, que já marcou a data para o próximo encontro.
Participaram da reunião representantes do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e da Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho; das instituições de ensino Universidade Potiguar (UnP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNIRN); representantes do GT da SCZV do Recife/PE e de Natal/RN.
A coordenadora do GT no Rio Grande do Norte, Dra. Angélica Medeiros, falou acerca da iniciativa: diante do grande número de casos de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus no Rio Grande do Norte, o CREFITO-1, através dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do estado, tomou a iniciativa de formar um grupo de profissionais que já atuam com esses pacientes para alinhar e prestar um melhor atendimento à população da região. Mas ainda é grande a desarticulação e a falta de atendimento na rede e longas filas de espera causam prejuízo irreparáveis a essas crianças. Além disso, alguns profissionais, assim como muitas pessoas, não têm conhecimento dessa rede de atendimento para se engajarem. A nossa proposta é chegar até esse profissional e aos que já estão atuando para promover uma padronização nesse atendimento, com atualizações constantes em capacitações e fóruns onde serão discutidos os cenários da Síndrome e suas consequências nos pacientes.
reuniao_gt_sczv-18032017


Voltar