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Grupo de Trabalho do CREFITO-1 para crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus lança manual de recomendação

06/09/2016


Fisioterapeutas integrantes do GT prepararam o documento que tem como objetivo a organização da atenção integral à saúde da criança com a síndrome, no âmbito da fisioterapia, trabalhando com os domínios e competências do profissional. Observando o organograma de recomendações, denota-se que a prática fisioterapêutica foi organizada a partir da dimensão “Atenção Integral à Saúde da Criança”. Segundo a ABENFISIO (2016), o termo “Dimensão” corresponde a grandes eixos referentes a áreas de atuação/conhecimento, relativo aos domínios profissionais. Por sua vez, “Domínio” corresponde à subdivisão da Dimensão, apresentando-se como subaéreas de atuação/conhecimento que gerarão as competências profissionais. Já o termo “Competência” representa a capacidade profissional de mobilizar cognitivamente diversos recursos disponíveis, de modo articulado, baseado em esquemas e processos intuitivos para organização dos conhecimentos e elaboração de estratégias a fim de identificar, prevenir e resolver problemas em situações específicas do exercício profissional (ABENFISIO, 2016). Dentro dessas definições, foram delimitados dois grandes domínios de atuação fisioterapêutica no cuidado à criança: “Assistência à Saúde da Criança” e “Processo de Trabalho”. Para o primeiro domínio, foi definida a competência “Organização da Assistência”. Já para o segundo domínio, foram determinadas como competências profissionais: “Organização do processo de trabalho”; “Articulação em rede”; “Articulação intersetorial”; e “Infraestrutura e equipamentos”. A fim de contemplar as competências propostas para cada domínio, as ações esperadas para a prática fisioterapêutica foram organizadas em eixos, compreendidos como as linhas condutoras que servirão de base para mobilização e orientação de elementos e atividades a serem desenvolvidos pelo profissional (ABENFISIO, 2016). Nesse contexto, foram determinados os seguintes eixos:
  • No Domínio “Assistência à Saúde da Criança”, em sua competência “Organização da assistência” - Avaliação, Intervenção, Acompanhamento, Contexto Domiciliar e Contexto Educacional e Desportos;
  • No Domínio “Processo de Trabalho”
I. Em sua competência “Organização do processo de trabalho” - “Trabalho Uniprofissional” e “Trabalho Multiprofissional”; II. Em sua competência “Articulação em Rede” - “Conhecimento da Rede” e “Comunicação em Rede”; III. Em sua competência “Articulação Intersetorial” - “Articulação com outros setores”; e IV. Em sua competência “Infraestrutura e equipamentos” – “Instalação Física”, “Materiais, equipamentos e insumos” e “Recursos Humanos”. Para cada eixo citado acima, são dispostas as “Ações”, “Aspectos a serem observados” e “Recursos a serem utilizados”, de acordo com o que o grupo que compôs os encontros de especialistas considerou como fundamental para uma atenção de qualidade, integral e resolutiva. Clique para ver o material.  

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