CREFITO


Notícias


ASSOBRAFIR emite parecer contrário à proposta do COFFITO

03/05/2021


A ASSOBRAFIR emitiu o Parecer Técnico-Científico nº 07/2021 acerca da minuta sobre os critérios de orientação do número de profissionais fisioterapeutas para o período noturno nas Unidades de Terapia Intensiva, encaminhada pelo COFFITO.

Em sua proposta inicial, o Conselho Federal manifestou interesse em indicar marcadores para que o próprio Responsável Técnico (RT) determine o quantitativo de leitos a que o fisioterapeuta intensivista deve ficar responsável durante os plantões noturnos.

No texto, a Associação coloca-se contrária ao redimensionamento e não recomenda a aprovação da minuta proposta pelo Conselho Federal.

A ASSOBRAFIR vai além e "recomenda que seja sugerido ao COFFITO a reformulação do Grupo de Trabalho, com a inclusão de membros de todos os Conselhos Regionais e representantes da ASSOBRAFIR, a fim de caracterizar uma ampla discussão acerca do tema".

O CREFITO-1 acatou o Parecer Técnico-Científico da ASSOBRAFIR, e por meio do Ofício Gapre nº 626/2021, também solicitou a interrupção do processo, principalmente com "o objetivo de garantir segurança jurídica e benefícios à sociedade, através da melhora da qualidade da assistência fisioterapêutica".

No dia 16 de abril, por meio do Ofício Gapre nº 516/2021, o CREFITO-1 manifestou-se contrário à  proposta do COFFITO, destacando que o debate fragiliza "toda discussão que envolve a ampliação ou manutenção das conquistas da RDC-07 e as possíveis negociações políticas referentes a projetos de lei que visam garantir a assistência Fisioterapêutica 24 horas", diz o documento.



Voltar