CREFITO


Notícias


Consulta do COFFITO ameaça conquistas da Fisioterapia em Terapia Intensiva

15/04/2021


No último dia 13/04, o CREFITO-1 encaminhou ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) o Ofício Gapre n° 516/2021. No documento, pede-se a suspensão de uma consulta solicitada pelo COFFITO aos Regionais com intenção de promover alterações no dimensionamento de profissionais de Fisioterapia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Mais precisamente, o Ofício-Circular nº 20/2021 do COFFITO, enviado no dia 05/04, solicita sugestões aos Conselhos Regionais sobre a orientação do número de fisioterapeutas para o período noturno nas UTIs. O prazo de retorno foi estabelecido para o próximo dia 31/04.

O CREFITO-1 entende que este é um período curto, pois o tema em questão é complexo, e qualquer medida nesse sentido traria impactos significativos à prestação da assistência fisioterapêutica, principalmente com o cenário da pandemia ainda muito forte em todo o mundo, e mais precisamente no Brasil.

No ofício, o CREFITO-1 compreende a boa intenção da propositura, mas salienta que os efeitos das mudanças poderiam ser inversos à proposta original. “Além de fragilizar toda discussão que envolve a ampliação ou manutenção das conquistas da RDC-07 e as possíveis negociações políticas referentes a projetos de lei que visam garantir a assistência Fisioterapêutica 24 horas, na proporção de pelo menos 1 fisioterapeuta para 10 pacientes, a qual já efetivamente demonstra-se insuficiente”, diz o documento.

O CREFITO-1 também ressalta que é necessária uma ampla discussão em torno da proposta, incluindo, inclusive, a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva – ASSOBRAFIR - e representantes de unidades hospitalares da rede pública e privada de todas as regiões do país.

Por fim, o Conselho solicita, além da interrupção do processo, a ampliação do grupo de trabalho para que a medida tenha segurança jurídica e traga benefícios à sociedade, promovendo melhorias à qualidade da assistência fisioterapêutica.



Voltar