CREFITO


Notícias


Assistência Domiciliar é tema de proposta de nova Comissão do CREFITO-1

14/04/2021


A diretora da Associação Brasileira de Fisioterapia Domiciliar (Abrasfid) e da Federação Nacional das Associações e Empresas de Fisioterapia (Fenafisio), a fisioterapeuta Marisa Patarello, esteve no Recife nesta terça-feira (13/04) para discutir a proposta de criar a Comissão de Assistência Domiciliar no âmbito do CREFITO-1.

Também participaram do encontro as fisioterapeutas Iaponira Pimentel e Pepita Duran, membras da Comissão de Procedimentos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. A reunião aconteceu na sede do CREFITO-1, na capital pernambucana.

Segundo a Dra. Marisa, o objetivo de criar a Comissão de Assistência Domiciliar é proporcionar, primeiramente, uma recepção mais efetiva aos profissionais recém-formados. 

“A assistência domiciliar é, via de regra, a porta de entrada para a vida profissional, mas esses novos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais terminam por se sentirem um pouco deslocados nos primeiros atendimentos”, explica a diretora da Abrasfid.

Em segundo lugar, esses profissionais precisam estar cientes das suas funções, tanto perante o paciente como diante do Conselho. “Esse direcionamento é justamente para que eles sigam o que rezam as resoluções do COFFITO sobre parâmetros assistenciais, por exemplo”.

Para a Dra. Marisa, o atendimento domiciliar ganhou um grande protagonismo em consequência da pandemia do Novo Coronavírus.

“A prática existe há mais de 20 anos, ainda não está regulamentada pela ANS, mas há diretrizes a seguir e um campo muito vasto a ser explorado”.



Voltar