CREFITO


Notícias


Secretaria de Saúde do Recife responde aos questionamentos do CREFITO-1

08/02/2021


Desde o início da vacinação da COVID-19, o CREFITO-1 vem solicitando esclarecimentos às Secretarias de Saúde dos municípios da sua circunscrição. A Secretaria de Saúde do Recife respondeu aos questionamentos dos Ofícios Gapre nº 127 e 135.

Sobre o Ofício Gapre nº 127/2021 (iniciativa do Conselho de colocar a sede do Recife à disposição, como ponto de vacinação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais) a Secretaria municipal esclareceu que já existem 65 salas de imunização, 09 centros de vacinação, 03 drives-thru e 18 equipes volantes aplicando o imunizante. Segundo o ofício da Secretaria, todos esses locais fazem parte de um plano intersetorial, inclusive com a possibilidade dos grupos agendarem sua vacinação por meio da Internet.

O mesmo Ofício esclarece que, no último dia 1º/02, iniciou-se a vacinação dos profissionais atuantes na Atenção Básica, tais como ESF, NASFs, CAPS, Atenção Domiciliar, Programa Mãe Coruja, além de agentes de Saúde Ambiental e agentes comunitários de saúde. Portanto, não há a necessidade de se utilizar a sede do CREFITO-1 para tal fim.

Com relação ao Ofício Gapre nº 132/2021 - vacinação de profissionais de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da linha de frente do Hospital das Clínicas da UFPE - o CREFITO-1 recebeu informações que, após publicar em suas redes sociais as possíveis irregularidades na vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife providenciou a imunização desses trabalhadores no dia seguinte.

De todas as Secretarias Municipais de Saúde já contatadas pelo CREFITO-1, a do Recife foi a única a se manifestar sobre o seu processo de vacinação.



Voltar