CREFITO


Notícias


Saiba como reconhecer fatores de risco para comportamento suicida

24/09/2020


A prevenção é a melhor estratégia de combate ao suicídio. Para isso é necessário informar a população como identificar os comportamentos que denotam risco de suicídio.

Reconhecer esses fatores é fundamental para ajudar profissionais de saúde e familiares na intervenção precoce. Estudos e pesquisas científicas destacam que, entre os aspectos que favorecem o comportamento suicida, é possível dividi-los em modificáveis e não modificáveis. 

Podemos apontar a tentativa prévia de suicídio a partir de doenças clínicas crônicas debilitantes e transtornos psiquiátricos como alguns dos diversos fatores não modificáveis. Por outro lado, conflitos familiares, sentimentos de desesperança e falta de apoio social são considerados fatores modificáveis.

Ao identificar tais características no comportamento de alguém próximo, é necessário recomendar ao indivíduo que busque ajuda profissional, entre elas, a terapêutica ocupacional.

O terapeuta ocupacional pode facilitar a comunicação com outros profissionais e até com familiares envolvidos e, com isso, construir um plano de cuidado adequado, além de também definir a aplicação de medidas de apoio para o paciente.



Voltar