CREFITO


Notícias


21 de junho: Dia Nacional de Controle da Asma

21/06/2020


A asma é uma doença pulmonar crônica que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros. Sua gravidade varia pessoa para pessoa com sintomas que podem ser classificados como leves, moderados e graves. O Dia Nacional de Controle da Asma visa, além de conscientizar a população sobre a doença, alertar sobre os perigos que a cercam e os benefícios dos tratamentos preventivos.

A pandemia do novo Coronavírus escancarou a vulnerabilidade dos portadores da doença. O uso correto e disciplinado das medicações, a prática diária de atividades físicas e adoção de outros hábitos saudáveis previnem complicações da doença e também protegem o portador da face mais graves de infecções, como a COVID-19.

A Fisioterapia Respiratória tem uma atuação muito importante na vida dos pacientes asmáticos, pois atua tanto na prevenção quanto no tratamento das crises asmáticas.

Além de reduzir o desconforto respiratório e a dispneia, o especialista busca melhorar a mecânica respiratória, aperfeiçoar a força muscular respiratória nos casos de fraqueza desta musculatura, melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, promover a higiene brônquica (quando necessária), e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.



Voltar