CREFITO


Notícias


Ministério da Saúde orienta profissionais da área sobre cuidados com o coronavírus

07/02/2020


Profissionais de saúde que, porventura, entrem em contato com um paciente que apresente sintomas do novo coronavírus — pessoas que viajaram para China nos últimos 14 dias e que apresentem febre e sintomas respiratórios — , devem seguir as orientações do Ministério da Saúde (MS). Até fim de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou quase três mil casos confirmados da doença no mundo. 

Segundo o MS, profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas: máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção. Além disso, para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias, como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado, por precaução, aerossóis com uso de máscara N95.

A nova versão do coronavírus foi detectada em dezembro de 2019 na cidade de Wuham, na China. Sua suscetibilidade de transmissão é alta e o mundo todo está em alerta, mas ainda não há casos confirmados no Brasil. O Ministério da Saúde orienta para que os eventuais casos graves do novo coronavírus sejam encaminhados para os Hospitais de Referência estaduais, a fim de que sejam colocados em isolamento e iniciado o tratamento.

Ao todo, são sete hospitais de referência estaduais públicos preparados na circunscrição do CREFITO-1, veja a lista:

Alagoas - Hospital Escola Dr Hélvio Auto
Paraíba - Hospital Clementino Fraga e Hospital Universitário Lauro Wanderley
Pernambuco - Hospital Correia Picanço e Hospital Oswaldo Cruz
Rio Grande do Norte - Hospital Giselda Trigueiro e Hospital Rafael Fernandes



Voltar