CREFITO


Notícias


Fake News sobre Acupuntura

30/05/2019


Na última quarta-feira (29/05), mais uma fake news circulou na internet com a intenção de distorcer fatos e provocar preocupação entre os profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Conselhos ligados a outras profissões da Saúde comemoraram, em seus sites e redes sociais, que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais não mais poderiam exercer a acupuntura por decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

O presidente do CREFITO-1, Dr. Silano Barros, explicou que realmente foi julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça foi o poder regulador do COFFITO, ou seja, se o Conselho Federal poderia ou não produzir resolução sobre a prática da acupuntura. Como os magistrados decidiram contra o COFFITO, outros conselhos da área da Saúde passaram a espalhar, de forma irresponsável, que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estariam proibidos de exercer a acupuntura.

Imediatamente o CREFITO-1 emitiu nota explicando a polêmica e tranquilizando os profissionais. Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais podem, sim, continuar exercendo a acupuntura, pois o exercício da técnica é livre, e não exclusiva.

O presidente do CREFITO-1 já decidiu acionar a Justiça contra os conselhos responsáveis por espalhar a notícia falsa. “Vamos combater as fake news e acionaremos o Ministério Público Federal contra a divulgação mentirosa sobre a exclusividade do exercício da Acupuntura por profissionais não fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais”, concluiu.

Confira a nota na integra.



Voltar