CREFITO


Notícias


Fisioterapia reduz dores no parto

31/05/2019


No mês dedicado à Luta Pela Saúde da Mulher, um estudo revela que protocolo fisioterapêutico reduz a dor de gestantes na primeira fase do trabalho de parto. O procedimento foi aplicado em pacientes atendidas na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, no Ceará, em 2017. O artigo, publicado no início de maio, é de autoria das fisioterapeutas, Dra Cristina Ingrid Aguiar Cardozo e Dra Francisca Maria Aleudinélia Monte Cunha. 

Participaram do estudo grávidas entre 37 e 42 semanas de gestação com feto único, vivo, em apresentação cefálica (cabeça para baixo) e que estivessem na primeira fase do trabalho de parto, atuando de forma ativa, com dilatação cervical mínima de 3 centímetros e sem uso de medicação após entrada no hospital.

As grávidas receberam orientações sobre relaxamento, respiração, dor e parto vaginal como placebo, e realizaram exercícios de respiração, liberação miofascial, alongamento, exercícios cinético-funcionais e massagem. O resultado apontou que o protocolo utilizado diminui a dor das gestantes na primeira etapa do parto, além de estar associado ao relaxamento das pacientes.

Dia Internacional da Luta Pela Saúde da Mulher 

A definição da data aconteceu, em 1984, no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, na Holanda. A partir desse marco, o dia foi escolhido para debater a conscientização das doenças que afetam as mulheres, como o câncer de mama, endometriose, infecção urinária, fibromialgia, depressão e obesidade.

A Fisioterapia e a Terapia ocupacional têm um papel relevante em defesa da causa, pois os profissionais dessas áreas são responsáveis pela prevenção, intervenção e promoção da saúde da mulher tanto nos aspectos físicos quanto nos mentais.



Voltar